Ff2018 %283%29
21:58 20-04-2018

Academias de Évora, Porto e Aveiro triunfam

Dia recheado de finais nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, em Aveiro, com as academias de Évora, Porto e Aveiro a levarem para casa a medalha de ouro em quatro diferentes modalidades. O futsal, o basquetebol, o futebol e o voleibol foram as modalidades com títulos em jogo.   Na primeira de quatro finais do dia, a Associação Académica da Universidade de Évora derrotou o Instituto Politécnico de Leiria, por duas bolas sem resposta. O terceiro lugar do pódio foi conquistado pela Associação Académica de Coimbra, que no jogo de atribuição da medalha venceu a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias por 4-1.   No futebol, numa final disputada no Estádio Municipal de Aveiro, um dos palcos do Euro2004, a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia do Porto venceu a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro por uma bola a zero, com o golo a surgir já nos minutos finais. O terceiro lugar foi conquistado pela Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, que, nas grandes penalidades, venceu a Associação Académica da Universidade do Minho, por 4-3, depois de um empate sem golos, no tempo regulamentar.   No basquetebol masculino, a equipa anfitriã, a Associação Académica da Universidade de Aveiro, venceu a Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia, por 71-66, após prolongamento, conquistando assim o seu segundo título nestas fases finais. A medalha de bronze foi para a Associação Académica da Universidade do Minho, que venceu o Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, por 70-63.   Por fim, no voleibol masculino, a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto venceu a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, na “negra”, por 3-2. A equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico conquistou a medalha de bronze frente à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, por 3-1.   As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários decorrem em Aveiro até ao dia 27 de abril e reúnem mais de 2000 atletas em oito diferentes modalidades.

Ler Mais

Ff dia 3
19:42 18-04-2018

Primeira semana aproxima-se das decisões. Andebol e hóquei discutem título

A primeira semana das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários – Aveiro 2018 aproxima-se a passos largos dos encontros decisivos. No terceiro dia de competição, foram conhecidas as equipas apuradas para a final do andebol feminino e do hóquei em patins.   No andebol feminino, depois de se terem defrontado na fase de grupos, a Associação Académica da Universidade de Aveiro e a Universidade do Porto vão voltar a encontrar-se na final. O mesmo elenco da temporada anterior vai assim repetir a luta pelo título nacional universitário.   Para chegar à final, a AAUAv derrotou o Instituto Politécnico de Leiria por 32-29, enquanto a Universidade do Porto derrotou a Associação Académica da Universidade do Minho por 40-19.   No hóquei em patins, a academia de Aveiro vai defrontar a Associação Académica de Coimbra, enquanto a Associação Académica da Universidade do Minho vai jogar frente à Universidade do Porto, na manhã de quinta-feira, onde vão lutar por um lugar na final que se disputa nessa tarde.   Nas outras modalidades em competição, o futebol masculino encontrou os semi-finalistas, após as vitórias da academia minhota, da Associação de Estudantes da FEUP, da Associação Académica da UTAD e da Universidade Católica – Centro Regional do Porto.   No voleibol masculino, a AEFEUP, a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, a Universidade Católica – Lisboa, e a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, vão lutar por um lugar na final.   Já no basquetebol masculino, a AAUAv, a AAUM, a Associação de Estudantes do ISMAI e o ISCET, apuraram-se para as meias-finais.   Por fim, no futsal feminino, a Associação Académica da Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Leiria, a AAULHT e a Associação Académica de Coimbra, vão disputar entre si, os dois lugares no jogo que vai atribuir o título nacional universitário.   As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários – Aveiro 2018, decorrem até ao dia 27 de abril, em oito modalidades, envolvendo mais de 2000 atletas, oriundos de 35 instituições de Ensino Superior.    

Ler Mais

Ffcnu18
15:02 18-04-2018

Meia centena de encontros decidem equipas que podem lutar pela final

Depois de aberto oficialmente o evento, a fase de grupos das várias modalidades em disputa na primeira semana das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários – Aveiro 2018, terminaram hoje, com as equipas apuradas a lutarem, a partir de amanhã, pelo acesso ao jogo decisivo.   O segundo dia de competição foi o dia mais preenchido, com 52 encontros a disputarem-se, apurando assim as equipas que passam para a fase a eliminar.   Entre as equipas que mais se destacaram nesta fase inicial, contam-se a Associação Académica da Universidade de Aveiro e a Associação Académica da Universidade do Minho, que somaram apenas vitórias no basquetebol masculino, mas também a Associação Académica da Universidade de Évora, atual campeã nacional universitária em título no futebol masculino, somando três vitórias em outros tantos encontros, na fase de grupos.   A academia eborense somou também três vitórias em três jogos, no futsal feminino, enquanto no voleibol masculino, a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, também registam apenas vitórias.   No andebol feminino, as equipas que disputaram a final da temporada anterior, defrontaram-se na fase de grupos, passando ambas à fase a eliminar.   Neste segundo dia de competição deu-se ainda inicio à competição de hóquei em patins. O terceiro dia de competição começa na quarta-feira, pelas 9h, com os encontros a disputarem-se em sete diferentes instalações desportivas, espalhadas por todo o concelho de Aveiro.   Depois de dois dias iniciais, a partir de quarta-feira, começa a fase a eliminar, nas modalidades de basquetebol masculino, andebol feminino, voleibol masculino, futebol masculino e futsal feminino.

Ler Mais

Porto canal site cnu
19:08 05-04-2018

Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários Aveiro 2018 em direto no Porto Canal

A Federação Académica do Desporto Universitário e o Porto Canal assinaram ontem um protocolo válido para dois anos, que garante a transmissão em direto de três finais/ano das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, a maior competição desportiva nacional do Desporto Universitário. O acordo firmado na sede do Porto Canal contou com a presença do presidente da FADU, Daniel Monteiro, e do diretor do Porto Canal, Júlio Magalhães. O Porto Canal torna-se assim media partner oficial das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. Após a assinatura do protocolo, em declarações ao Porto Canal, Daniel Monteiro, mostrou-se muito satisfeito pela “aposta de um canal nacional, produzido a partir do Porto, que apostou no Desporto Universitário, uma escola de bons exemplos, num momento em que o desporto precisa tanto desses bons exemplos”. Já o diretor da Porto Canal, Júlio Magalhães, considera que “a FADU e o Desporto Universitário são marcas de referência do desporto português” e confessa estar “muito entusiasmado com esta aposta no público de amanhã, que são os estudantes universitários”. O acordo é válido para dois anos, independentemente do local onde serão realizadas as Fases Finais do ano de 2019. Este ano, em Aveiro, estão já asseguradas as transmissões de três finais em direto, bem como resumos diários da competição, ao longo das duas semanas do evento. O Porto Canal é distribuído nas três operadoras televisivas (MEO, Nos e Vodafone) e tem uma forte ligação ao desporto e também às modalidades, tendo já um histórico de transmissões televisivas nesta área.

Ler Mais

Apresentac%cc%a7a%cc%83o fases finais
20:34 27-03-2018

Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários apresentadas em Aveiro

Decorreu na Reitoria da Universidade de Aveiro, na tarde de Terça-feira, 27 de março, a apresentação e o sorteio das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que vão decorrer em Aveiro, entre 16 e 27 de abril. A cerimónia de apresentação contou com a presença do reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Manuel Assunção, com o vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Jorge Ratola, o presidente da FADU, Daniel Monteiro e o presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Xavier Vieira. Na sua intervenção, o reitor da Universidade de Aveiro frisou que o orgulho da Universidade em apostar no desporto, relembrando a atribuição de bolsas de mérito desportivo e considerando que esta sessão foi “muito significativa pelo investimento no desporto na última década”. Para Manuel Assunção, estas Fases Finais são ainda particularmente relevantes por terem permitido a “construção de infraestruturas, que permitem dar mais sentido ao desporto na Universidade de Aveiro”. Jorge Ratola, vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, destacou esta “conquista, para a Universidade, mas também para a cidade”, dando o mérito aos estudantes que, “têm colocado Aveiro na linha frente, também no desporto”. O presidente da FADU, Daniel Monteiro, mostrou-se feliz pelas Fases Finais voltarem à cidade de Aveiro exatamente uma década depois, destacando a “envolvência e o mediatismo completamente diferentes”, que mostram também a evolução do Desporto Universitário. Para Daniel Monteiro, “a organização deseja que estas sejam umas Fases Finais a Jogar a Dobrar: dentro e fora de campo, nos estudos e nos recintos desportivos”. A encerrar a sessão, Xavier Vieira, presidente da AAUAv e também presidente da Comissão Organizadora Local, começou por referir a “cooperação entre todos no desporto na Universidade de Aveiro: ao apoio da Universidade, ao esforço dos dirigentes e às conquistas dos atletas”. O presidente da Comissão Organizadora desejou ainda “boa sorte a todos os participantes” e deu as “boas-vindas à cidade de Aveiro”.  Depois da cerimónia de apresentação decorreu o sorteio destas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, com o calendário de jogos a estar já disponível em cnu2018.fadu.pt. As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários – Aveiro 2018, decorrem entre os dias 16 e 27 de abril, na cidade de Aveiro, e envolvem mais de 2000 atletas, oriundos de mais de 15 instituições de Ensino Superior.

Ler Mais