Jpr 4161
23:22 22-04-2018

700 atletas esperados na segunda semana das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários

As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários – Aveiro 2018 entram na segunda semana de competição, onde vão marcar presença mais de 700 estudantes-atletas, no maior evento nacional do Desporto Universitário.   Depois de uma primeira semana onde foram atribuídos os títulos de andebol feminino, basquetebol masculino, corfebol, futebol 11, futsal feminino, hóquei em patins masculino e voleibol masculino, na segunda semana estão em jogo quatro diferentes modalidades.   Ao cabo dos primeiros dias de competição, a Associação Académica da Universidade de Aveiro, equipa anfitriã, segue na frente do medalheiro, com três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, relegando para segundo lugar a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e para terceiro lugar, a Universidade do Porto.   Durante a segunda semana de competição estão agendados 125 encontros, que vão envolver, entre atletas, árbitros, treinadores e dirigentes, mais de 800 agentes desportivos, numas Fases Finais que contam com 2400 inscritos.   O Pavilhão Aristides Hall continuar a ser o “quartel-general” destas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, tendo registado ao longo da primeira semana, lotação esgotada nas finais de andebol feminino e basquetebol masculino.   As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários decorrem em Aveiro até ao dia 27 de abril, envolvendo mais de 2000 atletas, em oito diferentes modalidades em oito instalações desportivas no concelho de Aveiro.

Ler Mais

Porto canal site cnu
19:08 05-04-2018

Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários Aveiro 2018 em direto no Porto Canal

A Federação Académica do Desporto Universitário e o Porto Canal assinaram ontem um protocolo válido para dois anos, que garante a transmissão em direto de três finais/ano das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, a maior competição desportiva nacional do Desporto Universitário. O acordo firmado na sede do Porto Canal contou com a presença do presidente da FADU, Daniel Monteiro, e do diretor do Porto Canal, Júlio Magalhães. O Porto Canal torna-se assim media partner oficial das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. Após a assinatura do protocolo, em declarações ao Porto Canal, Daniel Monteiro, mostrou-se muito satisfeito pela “aposta de um canal nacional, produzido a partir do Porto, que apostou no Desporto Universitário, uma escola de bons exemplos, num momento em que o desporto precisa tanto desses bons exemplos”. Já o diretor da Porto Canal, Júlio Magalhães, considera que “a FADU e o Desporto Universitário são marcas de referência do desporto português” e confessa estar “muito entusiasmado com esta aposta no público de amanhã, que são os estudantes universitários”. O acordo é válido para dois anos, independentemente do local onde serão realizadas as Fases Finais do ano de 2019. Este ano, em Aveiro, estão já asseguradas as transmissões de três finais em direto, bem como resumos diários da competição, ao longo das duas semanas do evento. O Porto Canal é distribuído nas três operadoras televisivas (MEO, Nos e Vodafone) e tem uma forte ligação ao desporto e também às modalidades, tendo já um histórico de transmissões televisivas nesta área.

Ler Mais

Apresentac%cc%a7a%cc%83o fases finais
20:34 27-03-2018

Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários apresentadas em Aveiro

Decorreu na Reitoria da Universidade de Aveiro, na tarde de Terça-feira, 27 de março, a apresentação e o sorteio das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que vão decorrer em Aveiro, entre 16 e 27 de abril. A cerimónia de apresentação contou com a presença do reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Manuel Assunção, com o vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Jorge Ratola, o presidente da FADU, Daniel Monteiro e o presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Xavier Vieira. Na sua intervenção, o reitor da Universidade de Aveiro frisou que o orgulho da Universidade em apostar no desporto, relembrando a atribuição de bolsas de mérito desportivo e considerando que esta sessão foi “muito significativa pelo investimento no desporto na última década”. Para Manuel Assunção, estas Fases Finais são ainda particularmente relevantes por terem permitido a “construção de infraestruturas, que permitem dar mais sentido ao desporto na Universidade de Aveiro”. Jorge Ratola, vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, destacou esta “conquista, para a Universidade, mas também para a cidade”, dando o mérito aos estudantes que, “têm colocado Aveiro na linha frente, também no desporto”. O presidente da FADU, Daniel Monteiro, mostrou-se feliz pelas Fases Finais voltarem à cidade de Aveiro exatamente uma década depois, destacando a “envolvência e o mediatismo completamente diferentes”, que mostram também a evolução do Desporto Universitário. Para Daniel Monteiro, “a organização deseja que estas sejam umas Fases Finais a Jogar a Dobrar: dentro e fora de campo, nos estudos e nos recintos desportivos”. A encerrar a sessão, Xavier Vieira, presidente da AAUAv e também presidente da Comissão Organizadora Local, começou por referir a “cooperação entre todos no desporto na Universidade de Aveiro: ao apoio da Universidade, ao esforço dos dirigentes e às conquistas dos atletas”. O presidente da Comissão Organizadora desejou ainda “boa sorte a todos os participantes” e deu as “boas-vindas à cidade de Aveiro”.  Depois da cerimónia de apresentação decorreu o sorteio destas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, com o calendário de jogos a estar já disponível em cnu2018.fadu.pt. As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários – Aveiro 2018, decorrem entre os dias 16 e 27 de abril, na cidade de Aveiro, e envolvem mais de 2000 atletas, oriundos de mais de 15 instituições de Ensino Superior.

Ler Mais

5
02:36 27-03-2018

AAUM conquista primeiro lugar no apuramento do Voleibol

A Associação Académica da Universidade do Minho conquistou o topo da tabela, tanto em masculinos como em femininos, nas Jornadas Concentradas de Voleibol. A academia minhota foi a primeira da zona NCS a garantir o apuramento para as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. Em masculinos, a AAUM conquistou o lugar mais alto da tabela classificativa, ao ter somado apenas vitórias, ao cabo dos cinco encontros disputados. A Associação Académica da Universidade do Algarve conquistou o 2º lugar, com oito pontos, menos dois que o primeiro. Ainda em masculinos, a Associação Académica de Coimbra e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior conquistaram também um lugar nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, em Aveiro. Já em femininos, a equipa minhota venceu também todos os encontros, tendo conquistado doze pontos e relegado a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para o 2º lugar, com menos um ponto e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior para o 3º lugar, com menos dois pontos. Com três vitórias e três derrotas, a Associação Académica da Universidade de Évora conquistou também um lugar nas Fases Finais, somando nove pontos e conseguindo um lugar dentro dos quatro primeiros, que garantiam o apuramento para o “ponto alto” da época desportiva nacional. A 2ª Jornada Concentrada de Voleibol decorreu nos dias 13 e 14 de março, na Covilhã e contou com a organização local da Associação Académica da Universidade da Beira Interior.

Ler Mais

4
02:35 27-03-2018

AAUBI lidera apuramento para as Fases Finais no Futsal masculino

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior, campeões europeus universitários em título, conquistaram o primeiro lugar na Jornada de Apuramento do futsal masculino, que terminou no dia 9 de março, em Braga. A equipa da Beira Interior registou apenas uma derrota, superiorizando-se às restantes três equipas apuradas. O segundo lugar foi conquistado pelo Instituto Politécnico de Leiria, em igualdade pontual com a Associação Académica da Universidade do Minho e a Associação Académica de Coimbra. O IP Leiria, a AAUM e a AAC registaram, cada uma, sete vitórias e duas derrotas, terminando assim em igualdade pontual, ao cabo das duas jornadas de apuramento do futsal masculino, que decorreram na Covilhã, em Faro e em Braga. As Jornadas Concentradas de Futsal masculino contaram com a participação de uma dezena de equipas, que ao longo dos nove encontros disputados procuraram um lugar dentro dos quatro primeiros lugares, que dão acesso às Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. Às equipas agora apuradas na zona NCS vão juntar-se as equipas qualificadas através dos Campeonatos Académicos do Porto e dos Campeonatos Universitários de Lisboa. Recorde-se que, na temporada 2017, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior conquistou o Campeonato Europeu Universitário de futsal, tendo sido ainda vice-campeã nacional universitária.

Ler Mais