Jpr 2315
21:58 27-04-2018

AEFADEUP e AAUM encerram com ouro as Fases Finais dos Nacionais Universitários

A Associação de Estudantes da FADEUP e a Associação Académica da Universidade foram as grandes vencedoras no dia de encerramento das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, em Aveiro, ao conquistarem cada uma dois títulos nacionais universitários.   Na primeira final do dia, em voleibol feminino, a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) venceu a tricampeã nacional universitária, a Associação Académica da Universidade do Minho, por 3-0, com os parciais de 25-23, 25-22 e 25-22. O terceiro posto foi conquistado pela Associação de Estudantes da FEP (AEFEP), que venceu a Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP), também por 3-0.   No basquetebol feminino, num jogo épico, a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto conquistou o título nacional universitário frente à equipa da “casa”, a Associação Académica da Universidade de Aveiro, por 55-54, através da conversão de dois lances livres já depois de ter tocado a “buzina” para o final da partida. A medalha de bronze foi para a Associação Académica de Coimbra, que venceu a Universidade Nova de Lisboa.   No futsal masculino, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) recuperou o título que tinha perdido o ano passado, ao vencer na final a Associação Académica de Coimbra (AAC), por 4-3, num encontro onde esteve a ganhar por 2-0 e a perder por 3-2. O terceiro lugar foi conquistado pela Associação de Estudantes do ISMAI (AEISMAI), que venceu o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) por 2-1.   Na última final do dia, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), venceu a Associação de Estudantes do ISEP (aeISEP) por 28-20, conquistando assim o ouro, na despedida de Humberto Gomes, guarda-redes histórico do andebol nacional e uma referência do desporto universitário. O terceiro lugar foi conquistado pela Associação de Estudantes da FCT (AEFCT), que venceu a a Associação de Estudantes da FEP (AEFEP).   As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, promovidas pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal), com a organização local da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), decorreram em Aveiro, entre os dias 16 e 27 de abril, tendo reunido mais de 2000 estudantes-atletas de todo o país em oito diferentes modalidades.

Ler Mais

Fases finais 2018
18:43 26-04-2018

Academias disputam finais dos Nacionais Universitários

As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, em Aveiro, chegam ao fim esta Sexta-feira. O futsal e o andebol masculino e o voleibol e o basquetebol feminino são os títulos em disputa no encerramento desta competição.   No voleibol feminino, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) venceu a Associação de Estudantes da FEP (AEFEP), indo assim defrontar a Associação de Estudantes da FADEUP (AEFADEUP), que venceu nas meias-finais a Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP).   No futsal masculino, a academia do Minho venceu o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) por 2-1, com o golo a surgir a 30 segundos do fim. Nilson Miguel, campeão europeu em título, foi um dos atletas em quadra. A defrontar o Minho estará a Associação Académica de Coimbra (AAC), que venceu a Associação de Estudantes do ISMAI (AEISMAI), por 4-2.   Já no basquetebol feminino, a Associação de Estudantes da FADEUP (AEFADEUP) venceu a Académica de Coimbra por 55-51, encontrando assim a Associação de Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), na final, que venceu a Universidade Nova de Lisboa (NOVA), nas meias-finais.   No andebol masculino, a AAUM marcará também presença na final, depois de ter derrotado a Associação de Estudantes da FCT, por 33-26, marcando assim encontro frente à Associação de Estudantes do ISEP (aeISEP), que venceu a Associação de Estudantes da FEP (AEFEP), por 27-26, na meia-final.   As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários decorrem em Aveiro até 27 de abril, reunindo mais de 2000 estudantes-atletas.

Ler Mais

Fases finais 18
19:51 25-04-2018

Fases Finais dos Nacionais Universitários conhecem semi-finalistas

Durante o feriado do 25 de abril, as academias nacionais disputaram os Quartos-de-final nas modalidades de basquetebol e voleibol feminino e futsal e andebol masculino, nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, em Aveiro.   No futsal masculino, a equipa campeã europeia universitária, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior cedeu frente à Associação de Estudantes do ISMAI, por 2-0. A AEISMAI vai defrontar nas meias-finais a a Associação Académica de Coimbra, que derrotou a campeã nacional universitária, a Associação de Estudantes da FEP, sendo que a outra meia-final coloca frente-a-frente a Associação Académica da Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Leiria.   No basquetebol feminino, a equipa da “casa”, a Associação Académica da Universidade de Aveiro, campeã em título, marca encontro frente à Universidade Nova de Lisboa, enquanto a outra meia-final será entre a Associação Académica de Coimbra e a Associação de Estudantes da FADEUP.   No andebol masculino, a campeã universitária em título, a AEFADEUP cedeu frente à academia do Minho, que vai agora jogar frente à Associação de Estudantes da FCT. O encontro que vai decidir o outro finalista será entre a Associação de Estudantes da FEP e a Associação de Estudantes do ISEP.   Por fim, no voleibol feminino, a AAUM, que defende o título nacional universitário, vai defrontar a Associação de Estudantes da FEP, enquanto a Associação de Estudantes da FADEUP e a Associação de Estudantes da FEUP vão lutar pelo outro lugar na final.   As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários decorrem em Aveiro até ao dia 27 de abril, reunindo mais de 2000 atletas em oito diferentes modalidades.      

Ler Mais

Fases finais rugby 7s %281%29
18:36 24-04-2018

Coimbra e Porto conquistam Nacional Universitário de Rugby 7s

A Associação Académica de Coimbra, em femininos, e a Universidade do Porto, em masculinos, são os novos campeões nacionais universitários de rugby 7s, a primeira final desta segunda semana de competição das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.   Na variante feminina, a Associação Académica de Coimbra dominou todo o torneio, ao alcançar quatro vitórias em quatro encontros disputados. A Universidade do Porto conquistou a medalha de prata, enquanto a Associação Académica da Universidade de Évora ficou com a medalha de bronze.     Na vertente masculina, foi a Universidade do Porto a permanecer invicta ao longo de todo o Campeonato Nacional Universitário, tendo vencido os cinco encontros disputados. A medalha de prata foi conquistada por outra academia portuense, a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O terceiro lugar foi conquistado pela Associação Académica de Coimbra.   O rugby 7s é uma das modalidades que integra o programa dos Jogos Europeus Universitários, como tal, a Universidade do Porto, tanto em masculinos como em femininos e a Associação Académica de Coimbra, como equipa da casa e também nas duas variantes, asseguraram o bilhete de entrada na maior competição desportiva europeia do mundo universitário.   As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários decorrem em Aveiro até ao dia 27 de abril. Na Quarta-feira começam as fases eliminatórias, com as finais a decorrerem na Sexta-feira.

Ler Mais