Cidade

Aveiro é uma cidade plantada à beira mar, criadora de paisagens deslumbrantes para os habitantes e para quem por lá passa. Com um por do sol espelhado nos braços da Ria, o brilho é ilustre, sereno e a tranquilidade que transmite exponencia uma vivência de qualidade.

Durante muito tempo, Aveiro teve na produção de sal e no comércio naval a sua grande base económica. Essa tradição ficou cravada nos moliceiros que riscam os canais da Ria e engrandecem a cidade com experiências turístico-culturais que permitem à Câmara Municipal de Aveiro uma flexibilidade de oferta a todos os apaixonados pela Veneza de Portugal.

A proximidade entre a Direção da AAUAv e a Câmara Municipal tem vindo, ao longo dos anos, a absorver um trabalho conjunto em prol de todos os estudantes. Através desta sinergia, têm se conseguido algumas conquistas que ditam benefícios tanto para a cidade, como para os seus habitantes.

A Universidade de Aveiro continua a ser um motor fulcral no desenvolvimento socioeconómico da cidade, e por isso, o triângulo criado em torno de uma formação completa é uma potência nas mais variadas áreas de ação.

Aveiro em Números

Área
197,58 km2
População
78.450 hab
Nº de freguesias
10

Ligação ao Desporto

Atualmente, a prática desportiva assume um papel essencial na qualidade de vida das populações nas suas vertentes de lazer, competição ou manutenção. As políticas de implementação de boas práticas desportivas têm um e um só objetivo, ao permitirem e democratizarem o acesso de todos à atividade física, integrando-a no quotidiano, e serão a médio/longo prazo um fator catalisador de um verdadeiro desenvolvimento sociocultural.

A Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Aveiro no prosseguimento de políticas assentes na descentralização de poderes e no âmbito das competências atribuídas ao poder local que objetivam a sua autonomia tem por finalidade contribuir para assegurar o reforço da coesão nacional e da solidariedade inter-regional, promovendo a eficiência e a eficácia da gestão pública, implementando o Desporto e a Atividade Física junto das populações.

Exemplos
Sport Club Beira-Mar
O Sport Clube Beira-mar é um clube de história e com muito significado para os Aveirenses, ou como se apelidam: Auri-Negros. Neste clube, são praticadas várias modalidades, sendo o futebol de onze a mais representativa, mas igualmente outras modalidades como o futsal, basquetebol, andebol, judo, boxe, paintball, atletismo e bilhar.
O principal feito do clube foi na época desportiva de 1998-1999, quando venceu a Taça de Portugal na competição de futebol de onze, estando, até ao ano de 2014, representado constantemente nos campeonatos profissionais.
A garra e ambição de querer, não só vencer, mas, também, apoiar o seu clube e os seus atletas, a altura que se temia negra, pela passagem desolada para o nível mais baixo do futebol distrital, transformou-se num feito inédito com presenças médias nos vários jogos no Estádio Mário Duarte.
Aveiro Cup
O Aveiro Cup é um torneio internacional de futebol para atletas dos 10 aos 19 anos, que reúne cerca de 4500 pessoas na região de Aveiro. São 5 dias de futebol e muitas atividades de lazer, tornando este evento numa ótima opção para as suas férias de verão.
Sendo considerado um dos maiores e mais antigos torneios de futebol jovem em Portugal, com muitas equipas e muitos jogos realizados em diversos recintos desportivos, o Aveiro Cup converte-se num verdadeiro festival de jovens jogadores e num encontro de amizades, culturas e experiências memoráveis.