AAUAv

Natureza

A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) fundada em 28 de junho de 1978, sob a designação de Associação de Estudantes da Universidade de Aveiro, é uma instituição sem fins lucrativos que tem por missão representar institucionalmente os estudantes da Universidade de Aveiro, bem como defender, exprimir e promover os interesses e aspirações estudantis.

Os corpos gerentes da AAUAv são a Direção, a Mesa da Assembleia Geral e o Conselho Fiscal, os quais têm as suas atribuições e composição estabelecidas nos estatutos publicados no Diário da República – III Série nº 166 de 20.05.1997. Eleitos anualmente por sufrágio universal exercido pelos estudantes da Universidade de Aveiro, compete-lhes genericamente a gerência democrática da Associação.

Contactos

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Morada
Campus Universitário de Santiago, Agra do Crasto
3810 – 193 Aveiro, Portugal
Contactos
Telm: 234 372 320
Fax: 234 372 329
Web
Site: www.aauav.pt
E-mail: aauav@aauav.pt

Propósito

Ao longo destes anos, a AAUAv tem procurado defender os interesses da Academia, assumindo, assim, uma grande diversidade de estilos e não se esmorecendo perante os constrangimentos que tem vindo a enfrentar.

A AAUAv tem contribuído para a formação dos estudantes da UA, através do fomento de atividades culturais, físicas, desportivas e político-sociais, estabelecendo a ligação da Universidade de Aveiro e dos seus estudantes à realidade socioeconómica e política do país e da região, e promovendo os valores fundamentais do ser humano.

Enquanto agente político, a AAUAv sempre procurou, de forma séria e responsável, salvaguardar os interesses daqueles que representa. Prova disso é o incansável trabalho que ao longo dos anos a Associação Académica tem desenvolvido de modo a conduzir o Ensino Superior Português a uma qualidade, essa sim, de nível superior.

Ligação ao Desporto

A história da instituição conta, ao longo dos anos, com várias organizações de competições desportivas das quais nos orgulhamos, por refletirem o nosso crescimento, em capacidade e reconhecimento.

Além das competições que recebemos pelas singulares condições que temos em diferentes áreas, desde a Vela ao Squash, vemos também ser recorrente a organização de jornadas de modalidades tanto coletivas, como individuais, que nos engrandecem e reportam a nível nacional a seriedade com que o desporto tem vindo a ser trabalhado pela Associação Académica.

Existe, neste momento, uma Academia dedicada a proporcionar as melhores condições aos seus atletas e, neste aspeto, houve um envolvimento da Universidade de Aveiro e da Direção em torno da burocratização necessária para a salvaguarda de todos aqueles que praticam desporto, através da implementação do estatuto estudante-atleta.

Todas as medidas adotadas numa Universidade onde reside a ausência da formação superior a nível desportivo foram sempre tendo em conta os excelentes resultados obtidos dos atletas. Com base neste desafio saudavelmente competitivo, em 2016, atribuíram-se as primeiras bolsas de mérito desportivo, como reconhecimento aos atletas pelos seus resultados.

A Associação Académica, como representante de todos os estudantes da Universidade de Aveiro, oferece-lhes não só a possibilidade de prática desportiva federada, mas, também, recreativa e de competição interna.

Taça UA

A Taça UA é, sem margem de dúvidas, uma competição desportiva peculiar no âmbito do ensino superior, sendo, por isso, uma das grandes marcas da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Pela diversidade que apresenta ao nível das modalidades - 4 modalidades coletivas e 4 individuais -, pela janela temporal que se prolonga – 9 meses - e pela competição que origina entre os diferentes cursos no seio da Academia, a Taça UA torna-se uma competição bastante desejada pelos estudantes, refletindo-se no número de participantes – cerca de 1800 atletas.

Atividades Culturais e Desportivas

A AAUAv assume que o desporto é essencial para o desenvolvimento desportivo, bem como intelectual e pessoal, apostando assim nas Atividades Culturais e Desportivas (ACD’s) que têm como principal objetivo a formação da prática desportiva de forma informal, aliada a um estilo de vida saudável.

Este percurso foi iniciado no ano de 2000 e, desde então, com 17 anos de existência, o seu crescimento tem vindo a ser notável.

Este projeto está definido em duas vertentes, uma que se baseia na prática desportiva no pavilhão do Campus Universitário que pertence aos Serviços Sociais da Associação Académica da Universidade de Aveiro (SASUA), e a outra assente em protocolos com clubes e instalações desportivas da cidade de Aveiro.

Com todos os desportos, desde individuais a coletivos, assume-se o compromisso de servir todos os estudantes de toda a estrutura, tendo sempre em conta as dificuldades financeiras das famílias portuguesas e dos custos que o Ensino Superior acarreta.

As ACD’s contam com uma equipa extremamente preocupada e preparada para servir todas as necessidades dos participantes, de forma a terem uma prática desportiva de excelência, desde funcionários, a técnicos desportivos e fisioterapeutas que, dia após dia, se dedicam em torno da oferta da atividade física.

Perspetiva futura

A passagem dos Campeonatos Nacionais Universitários pelas Universidades não só favorece o crescimento de todos os agentes, como também tem como objetivo promover uma renovação e melhoramento de todas as infraestruturas desportivas, que, numa perspetiva de médio/longo prazo, permitirão continuar a aposta no desporto e, assim, continuar a atingir melhores resultados a nível desportivo.