Decorreu na Reitoria da Universidade de Aveiro, na tarde de Terça-feira, 27 de março, a apresentação e o sorteio das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que vão decorrer em Aveiro, entre 16 e 27 de abril.

A cerimónia de apresentação contou com a presença do reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Manuel Assunção, com o vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Jorge Ratola, o presidente da FADU, Daniel Monteiro e o presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Xavier Vieira.

Na sua intervenção, o reitor da Universidade de Aveiro frisou que o orgulho da Universidade em apostar no desporto, relembrando a atribuição de bolsas de mérito desportivo e considerando que esta sessão foi “muito significativa pelo investimento no desporto na última década”.

Para Manuel Assunção, estas Fases Finais são ainda particularmente relevantes por terem permitido a “construção de infraestruturas, que permitem dar mais sentido ao desporto na Universidade de Aveiro”.

Jorge Ratola, vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, destacou esta “conquista, para a Universidade, mas também para a cidade”, dando o mérito aos estudantes que, “têm colocado Aveiro na linha frente, também no desporto”.

O presidente da FADU, Daniel Monteiro, mostrou-se feliz pelas Fases Finais voltarem à cidade de Aveiro exatamente uma década depois, destacando a “envolvência e o mediatismo completamente diferentes”, que mostram também a evolução do Desporto Universitário.

Para Daniel Monteiro, “a organização deseja que estas sejam umas Fases Finais a Jogar a Dobrar: dentro e fora de campo, nos estudos e nos recintos desportivos”.

A encerrar a sessão, Xavier Vieira, presidente da AAUAv e também presidente da Comissão Organizadora Local, começou por referir a “cooperação entre todos no desporto na Universidade de Aveiro: ao apoio da Universidade, ao esforço dos dirigentes e às conquistas dos atletas”. O presidente da Comissão Organizadora desejou ainda “boa sorte a todos os participantes” e deu as “boas-vindas à cidade de Aveiro”. 

Depois da cerimónia de apresentação decorreu o sorteio destas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, com o calendário de jogos a estar já disponível em cnu2018.fadu.pt.

As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários – Aveiro 2018, decorrem entre os dias 16 e 27 de abril, na cidade de Aveiro, e envolvem mais de 2000 atletas, oriundos de mais de 15 instituições de Ensino Superior.