A Associação Académica de Coimbra, em femininos, e a Universidade do Porto, em masculinos, são os novos campeões nacionais universitários de rugby 7s, a primeira final desta segunda semana de competição das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.

 

Na variante feminina, a Associação Académica de Coimbra dominou todo o torneio, ao alcançar quatro vitórias em quatro encontros disputados. A Universidade do Porto conquistou a medalha de prata, enquanto a Associação Académica da Universidade de Évora ficou com a medalha de bronze.

 

 

Na vertente masculina, foi a Universidade do Porto a permanecer invicta ao longo de todo o Campeonato Nacional Universitário, tendo vencido os cinco encontros disputados. A medalha de prata foi conquistada por outra academia portuense, a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O terceiro lugar foi conquistado pela Associação Académica de Coimbra.

 

O rugby 7s é uma das modalidades que integra o programa dos Jogos Europeus Universitários, como tal, a Universidade do Porto, tanto em masculinos como em femininos e a Associação Académica de Coimbra, como equipa da casa e também nas duas variantes, asseguraram o bilhete de entrada na maior competição desportiva europeia do mundo universitário.

 

As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários decorrem em Aveiro até ao dia 27 de abril. Na Quarta-feira começam as fases eliminatórias, com as finais a decorrerem na Sexta-feira.