Decorreu no Domingo, 22 de abril, o Campeonato Nacional Universitário de Karaté, integrado nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários – Aveiro 2018. A Universidade do Porto conquistou o troféu por equipas.

 

Com 32 pontos, a Universidade do Porto conquistou assim a medalha de ouro, coletivamente, relegando a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico para segundo lugar e a Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana  para terceiro lugar.

 

A nível individual, em Kata, em femininos, Ana Sofia Cruz (AEFMH) conquistou a medalha de ouro, com Mariana Belo (AEFML) a conquistar a prata e Madalena Almeida (AAULHT) e Dora Brandão (U.Porto) a ficarem com o bronze.

 

 

Em masculinos, Luís Silva (U.Porto) conquistou o título nacional universitário, com André Vieira (P.Porto) a ficar com a medalha de prata. José Lemos (AAC) e Armando Santos (AEIST) a conquistarem a medalha de bronze.

 

Em <50kgs femininos, Sara Leal (AEFMH) conquistou a medalha de ouro e Lara Couto Rajani (AAIPS) a medalha de prata. O bronze foi ganho por Francisca Silva (U.Porto) e Ana Paulino (AAC).

 

Já na categoria de <55kgs, também em femininos, Teresa Silva (AEUFP) conquistou o lugar mais alto do pódio, relegando Inês Tunes (A.Militar) para segundo lugar e Andreia Silva (AAUAlg) e Fernanda Silva (AAUBI) para o terceiro lugar.

 

Em <60kgs masculinos, Jamilson Júnior (AEIST) ficou com o lugar mais alto do pódio, enquanto Rui Barros (U.Porto) conquistou o segundo lugar. Diogo Ribeiro (AEFCL) e Ruben Pedroso (AEFML) conquistaram a medalha de bronze.

 

Na categoria <61 kgs femininos, Ana Simão (NOVA) venceu o título nacional universitário, com Ana Pinto (aeESS) a conquistar a medalha de prata e Rafaela Oliveira (AAUTAD) e Sara Fernandes (AEESEL) a ficarem com as medalhas de bronze.

 

Em <67kgs masculinos, Flávio Cunha (U.Porto) ganhou a medalha de ouro, enquanto Vasco Leitão (AAUM) conquistou a prata, relegando assim, Gonçalo Barreira (AAUM) e Diogo Silva (P.Porto) a conquistar o bronze.

 

Em <68kgs femininos, Flávia Silva Ribeiro (AAUTAD) subiu ao primeiro lugar do pódio, com Maria Pereira (AEESEL) a ficar com a prata e Ana Ramos (AEFA) e Maria Beatriz Clara (AEIST) a ficarem com as medalhas de bronze.

 

Nos <75kgs masculinos, Gonçalo Freitas (AAIPS) subiu ao lugar mais alto do pódio, com Joaquim Mendes (U.Porto) a ficar em segundo lugar e Albino Sousa (AAUAlg) e Emanuel Fernandes (U.Porto) a conquistarem os dois bronzes.

 

Em >68kgs femininos, Ana Oliveira (aeESS) conquistou o topo da tabela e Jéssica Marques (AEFMH) o lugar imediatamente abaixo. Liliana Abreu (AAUM) e Diana Catarina Teixeira (aeESS) conquistaram as medalhas de bronze.

 

Por fim, em >75kgs masculinos, Miguel Diz (NOVA) venceu a medalha de ouro e Jorge Castro (AAUAv) a medalha de prata. Luis Campino (AAIPS) e António Cardoso (AAUM) conquistaram a medalha de bronze.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Karaté decorreu em Aveiro, no Pavilhão Aristides Hall e foi um evento integrado das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários – Aveiro 2018, que decorrem até 27 de abril.